Ídolos

Se tem uma coisa que eu aprendi na marra, é que quanto mais alguém enfatiza para você NÃO fazer algo, mais facilidade você tem para fazer. Parece que é próprio do homem, temos essa tendência a errar e, quando erramos, nos lembramos das recomendações que nos deram para não errarmos.
E aí quando um amigo ou um familiar que nos aconselhou para não errarmos, nos vê no erro, sempre diz : "eu avisei". É ou não é assim?!


Pois bem a Bíblia, que á palavra de Deus e nossa bússola, enfatiza vários conselhos/mandamentos para nós, porém sempre caímos nos mesmos erros por não valorizar esses conselhos.
Um desses conselhos é: NÃO faça para ti ÍDOLOS.



Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; 


Êxodo 20:3-5b



Não te farás deuses de fundição
Êxodo 34:17


Quando lemos esses versículos na Bíblia, ficamos "tranquilos" pois sabemos que não temos nenhuma estatueta em casa e não adoramos nenhum  ídolo, não temos nenhum altar de outros deuses em casa! Será?!
Às vezes até não temos uma imagem de escultura nem deus de fundição (estátua), mas adoramos tantas outras coisas que temos. 
Para adorar algo não é preciso se curvar literalmente perante ela, nem ascender uma vela, nem montar um altar nem nada disso. Quando colocamos algo ou alguém acima de qualquer coisa na nossa vida, já estamos o adorando.
Nesse sentido, existem pessoas que tem como ídolo seu namorado (a), sua mãe, seu pai, seus amigos, o dinheiro, a si mesmo, seu carro, seu celular, o redes sociais, roupas... Para eles tudo isso está na frente de Deus, não teoricamente, mas na prática. 
A adoração de ídolos está na prática. Por exemplo, eu posso dizer que eu adoro somente a Deus, mas entre ir à igreja buscá-lo e ir a uma festa com meus amigos, eu escolho meus amigos; ou quando tenho uma hora de folga na correria,ao invés de ler a Bíblia e orar um pouco, eu prefiro ficar no Facebook; ou quando eu prefiro trabalhar bastante para ter um bom salário e por conta disso não consigo mais ter tempo para a obra de Deus. Existem ainda pessoas que conseguem ficar um dia inteiro sem falar com Deus, mas não conseguem ficar sem mandar um torpedo.
Esses são os tipos de adoração que temos nesse século, tempo de tecnologia, capitalismo, vaidade e etc.

A Bíblia nos deixa claro que devemos adorar somente a Deus. Ele está acima de tudo. Os conselhos foram dados. Não espere chegar no dia do juízo e o Senhor falar -lhes "eu avisei".

Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém.
1 João 5:21


Nenhum comentário:

Postar um comentário