Companhias



"Diga-me com quem tu andas e te direi quem tu és".


Você já deve ter ouvido esse ditado popular. Confesso que nunca concordei totalmente com ele, pois sempre achei que cada um é o que é, que podemos fazer a diferença no meio em que vivemos sem nos sujarmos com os sujos.


Até que me dei por conta que as minhas amizades me influenciavam sim, tanto positivamente como negativamente.
Em dado momento da minha vida, eu estava triste, infeliz comigo mesma, com minhas atitudes e pensamentos e me dei conta que havia mudado por influencia negativa de algumas amizades. Eram atitudes aparentemente bobinhas, inofensivas no dia a dia, mas que me entristeciam quando parava para refletir. Até que um dia uma dessas pequenas atitudes virou uma bola de neve gigante, que atingiu a mim, minha família e outros; decidi que não seria mais influenciada por essas amizades, e mudei. Não me arrependo.

A partir daí comecei a  acreditar nesse ditado, não que eu tenha me tornado igual aos meus antigos amigos, mas eu aceitava as coisas ruins que eles faziam, coisas essas que corrompiam os bons costumes que eu tinha e que me foram ensinados por meus pais.


Todo esse desconforto passado por mim teria sido evitado se eu tivesse ouvido à palavra de Deus, pois não somente o ditado popular que nos alerta, mas a palavra de Deus também.

Não vos enganeis: as más companhias corrompem os bons costumes. 1 Corintios 15:33

Enfim, quero que hoje você reflita sobra duas coisas:
1º Você é uma boa companhia para os que andam contigo? O que você lhes oferece? Você acrescenta algo positivo na vida dos seus amigos?

A Bíblia condena quem induz os outros a pecar. Não seja você o culpado pelo pecado de ninguém.

E disse aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem!

Lucas 17.1 

2º Os seus amigos são boas companhias? Lhe oferecem coisas boas? Te acrescentam positivamente? Você teria coragem de apresentá-los a Deus como seus amigos?

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Salmos 1.1

Cuidado para que não corrompa e nem seja corrompido por ninguém!
Ore e peça a Deus sabedoria para você ser uma benção na vida dos seus amigos. 
E peça a Ele discernimento para perceber se seus amigos são boas companhias ou não. 
Reflita se seus amigos te aproximam ou te afastam de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário